quinta-feira, 14 de março de 2013

Hinário "Estrela da Transição", de Chandra Lacombe, com flauta nos primeiros 11 hinos

Eu sou fã do músico Chandra Lacombe. Suas músicas me transformaram profundamente quando as conheci há cerca de 10 anos atrás, "ao vivo", num espaço em São Paulo que ficava no bairro Pompéia...

Depois de uma década, no ano passado, conheci o Ashram Matri Surya, em São Roque. Nessa minha única visita até o momento, tive a maravilhosa oportunidade que para mim significou uma grande realização pessoal, de tocar minha flauta transversal acompanhando os músicos na execução do SoLuar, hinário de Fernando Beltran.

A primeira música que tirei na flauta, em 2001 ou 2002, foi "Dou Viva a Deus nas Alturas", do Mestre Irineu, seguida dos demais hinos do Cruzeirinho. A atração pela flauta veio por causa de Ian Anderson e sua banda, Jethro Tull. Porém, dentro de uma trajetória de transformação pessoal, já saído de meu tenaz ateísmo, fui dar os meus primeiro sopros já em louvor! Quem diria...

Agora, com a intenção de estar no Ashram novamente em Surya's Jamanty, no mês que vem, comecei a tocar os hinos do Rosário na flauta, acompanhando as gravações... porém... o que aconteceu? Fui fisgado pela Estrela da Transição!

Comecei a tirar os hinos, um a um, e dentro do estudo, experimentei fazer a gravação da flauta. Satisfeito com o resultado, resolvi compartilhar. Toda a gravação foi feita numa única "sessão"... a partir do hino 8, algum cansaço começa a dar mostras. Eu pensei em regravar, mas por restrições de tempo, acabei fazendo o upload do jeito que estão.

Não sou profissional. Nunca tive aulas de flauta transversal. Quando estive no Ashram, pedi permissão para tocar a flauta, com humildade, pois não me achava à altura do desafio. Porém, com a força positiva, e o apoio caloroso e amoroso de todos, em especial do Rafa, também flautista, a mágica aconteceu, e a flauta me usou de instrumento para fazer-se tocar. Sim, todos me ajudaram, mas o incentivo que vinha do Rafa é digno de ser mencionado com ênfase - este rapaz tem uma alegria contagiante, e é uma jóia preciosa dentro desse riquíssimo tesouro de almas que se reúne para executar essa obra sagrada! Tomara que possamos em breve estar juntos novamente, e que eu possa mais uma vez ocupar um pouco do espaço flautístico, em harmonia.

Aliás, aproveito que estou escrevendo para registrar aqui um episódio desse encontro: próximo ao encerramento, foi anunciada a "Oração de São Francisco". O Rafa, não me perguntem por quê, anunciou que não ia tocar. Então eu me empolguei. Como nós aqui no Grupo Sathya Sai de Casa Branca tocamos essa Oração regularmente, eu estava seguro para tocá-la, e assim o fiz, me aproximando do microfone e tocando com firmeza, com maior atrevimento. Ganhei o dia, senão a encarnação, quando ao terminar o solo final da Oração, na flauta, o próprio Mestre Chandra - possivelmente a reencarnação do próprio São Francisco em pessoa! - olha todo sorridente na minha direção e diz: "Muito bom!"

É com humildade, amor e alegria, em espírito de doar e compartilhar, servindo à missão, que acrescento minha flautinha e disponibilizo a gravação neste canal virtual, para acesso de outros fãs. Obtive as gravações originais no blog da Linha Unificada, onde o material está amplamente acessível, porém interrompido no hino nº 11... Anseio por conhecer e estudar os demais hinos! E, se for o caso, fazer o upload de mais algumas gravações, de hinos do Rosário os quais tenho praticado na flauta.

Namastê


4 comentários:

Prezamos a polidez e a cortesia. Comentários ofensivos serão removidos. Prezamos também a qualidade! Comentários com muitos erros ortográficos e/ou gramaticais poderão ser removidos.